Bem-vindo ao Verdão - Presente no DNS de sucesso da região!

Principais variedades de GOIABAS produzidas no Vale:

CULTURAS

GOIABA

A produção de goiaba permite ao produtor várias formas de aproveitamento dos frutos produzidos. Quando cultivada sob irrigação, pode produzir mais de uma safra por ano; portanto, trata-se de uma cultura que oferece bons resultados não só com a comercialização no mercado interno, mas também, no mercado exportador.

A goiabeira é uma árvore de pequeno porte, que pode atingir de três a seis metros de altura. Suas folhas são opostas, com formato elíptico-oblongo e caem após a maturação. Os frutos da goiabeira têm tamanho, forma e coloração da polpa que variam em função da cultivar. A frutificação começa dois ou três anos após o plantio em local definitivo, dependendo, é claro, dos tratos culturais dispensados e formas de propagação.

A importância econômica dessa cultura se dá em virtude das várias formas de aproveitamento de seu fruto. Para as polpas de frutas, o mercado interno mostra-se em expansão e é constituído pela indústria nacional de doces em massa, por sorveterias e confeitarias, além de fabricantes de derivados lácteos. A goiaba, também, é muito empregada nas indústrias de néctar, suco, refrigerantes, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além de ser amplamente consumida como fruta seca.

O rendimento alcançado pela cultura da goiabeira pode chegar a 200 Kg por planta ao ano em áreas irrigadas.

×